Notícias

Cuidados para evitar prejuízos na compra de imóveis

02/04/2012 - Cuidados para evitar prejuízos na compra de imóveis

O sonho da maioria das pessoas de antemão é conquistar a própria moradia. De uns anos pra cá, a possibilidade dessa conquista vem sendo mais viável graças ao crédito imobiliário. Mas é preciso ter cuidado, o que significa cautela. Dados do Banco Central mostram que o avanço do financiamento imobiliário vem impulsionando o crescimento das operações de crédito no Brasil. Para se ter uma ideia, em 12 meses, terminados em junho, o financiamento de imóveis acumulou alta de 50%.

Por ser uma dívida de longo prazo e que pode comprometer o orçamento familiar, se faz necessário atentar para não correr riscos de sofrer prejuízo.O primeiro passo é avaliar criteriosamente o imóvel, verificar fatores como a infraestrutura do local onde se pretende morar; se vai ser bem abastecido pela localização como a presença de transportes, escolas, supermercados e outros estabelecimentos comerciais; e se a região está sendo valorizada ou não.

Outro fator que se deve constatar de acordo com as dicas de especialistas é fazer um levantamento completo da construtora e da incorporadora. O relatório deve mostrar se o empreendimento está devidamente registrado no cartório de imóveis, se o memorial descritivo também está registrado no cartório e se não há processos ou problemas que venham a desabonar não só o CNPJ dessa construtora, como seus representantes. Neste contexto é importante contratar um advogado especialista em Direito Imobiliário. O zelo pode precaver qualquer tipo de insatisfação.

ORGANIZAR BEM AS FINANÇAS
O comprador deve colocar numa planilha todas as suas despesas principais e só do que sobrar tirar 30% para destinar ao pagamento da dívida do financiamento. Vale atentar: Para ser uma operação ainda mais segura, o interessante é fazer o possível para pagar a prestação e ainda fazer uma reserva para investir. Esse planejamento facilita, por exemplo, a quitação do imóvel com a vantagem de obter descontos, pois ao antecipar o saldo devedor é possível amortizar as taxas de juros.

Caso opte pelo financiamento bancário, é importante que o comprador faça uma pesquisa das taxas de juros. Conversar inicialmente com o gerente do banco no qual o comprador é correntista ou já tem alguma aplicação, já que, dependendo do relacionamento com a instituição, ele pode conseguir condições melhores. Mas, há outra advertência: reparar na taxa de administração.

ATENÇÃO PARA OS IMÓVEIS NA PLANTA
Para imóveis já prontos, pagar 40% de entrada é uma boa estratégia, mas para os que ainda estão na planta, é bom limitar o valor em 30% no percurso da obra. Só assim o cliente evita riscos, caso a construtora venha a falir ou tenha algum problema na obra.
E com relação ao prazo de recebimento, é bom que fique bem claro. É importante que conste uma multa contratual, no caso de a construtora atrasar a obra, de valor equivalente ao que o mutuário pagaria, em caso de inadimplência com alguma prestação do financiamento. Esta multa geralmente é de 1% a 2% do valor da prestação.

Por fim, em resumo, o comprador deve acompanhar a evolução do financiamento por meio de boletos mensais, que, por sua vez, devem conter: prestação de amortização, seguros obrigatórios, taxa de administração, saldo devedor, número da prestação que está sendo paga e prazo do financiamento.




Fonte: oestadoce.com.br

Informe o número correto
icone-whatsapp 1
redesp_facebook.pngredesp_instagram.png

A Empresa

 PRIME IMÓVEIS
CRECI PJ 6579

UNIDADE CENTRO: [email protected]

Av. Tito Versiane dos Anjos, 957 - Bairro Augusta Mota
Montes Claros - MG – CEP: 39403-502

Fixo - (38) 3221-8182
Vivo (38) 99999-8182 (whatsapp)


CORRETORES DE PLANTÃO:

ANDRÉA DANTAS -
CRECI 21.113 - 99979-0559 

ANDRÉA PRATES -
CRECI 44.373 - 99734-9452

 
 
 

Contato

  • Av. Tito Versiane, 957 - Bairro Augusta Mota - Montes Claros/MG - CEP: 39403-502

  • Fixo: (38)3221-8182 WhatsApp: (38) 99999-8182
  • Segunda à Sexta: 8:00 às 12:00 e das 13:30 às 18:00

www.consultprime.net © 2024. Todos os direitos reservados.

Site para Imobiliarias
Site para Imobiliarias